Resolução Alternativa de Litígios
Nos termos e em cumprimento do disposto na Lei n.º 144/2015, de 08.09, a Imoindex, Mediação Imobiliária Unipessoal Lda. disponibiliza a informação necessária para que o cliente consumidor possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial que o ajudará a resolver o litígio em questão.
A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução ou orientação, de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.
Em regra, o procedimento pode descrever-se conforme segue:
1) O cliente consumidor pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o fornecedor ou prestador de serviços que é o alvo da sua reclamação.
2) O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.
A resolução alternativa de litígios pode traduzir-se em "mediação", "conciliação" ou "arbitragem".
A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.
Assim, em caso de litígio, o cliente consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo.
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra. |
|
Morada: |
Av. Fernão Magalhães, N.º 240, 1º |
Email: |
geral@centrodearbitragemdecoimbra.com |
Telefone: |
+351 239 821 690 |
Fax: |
+351 239 821 690 |
Latitude: |
40.212186 |
Longitude: |
-8.432722 |